sábado, 18 de junho de 2011

Anacrobit

Wherther: Wherther: Como é seu nome?
SeteZoom: Ah, você já se esqueceu! Conhece outra Sete? Não me parece um nome tão comum!
Wherther:Gostaria de ser entrevistada, senhorita Sete?
SeteZoom: Hã.... não sei bem do que você está falando.
Wherther:Entrevistarei você, afim de conhecer alguém do cyberspaço. Apenas conversaremos.
SeteZoom: Converso com tanta gente aqui. É um problema. Confundo de vez em quando.
Wherther:Gostaria, no entando, de conversar comigo?
SeteZoom: Acho que é impressão sua.
Wherther: É um tanto misteriosa. Vamos conversar ou não?
SeteZoom: Acho que as pessoas misteriosas transmitem um certo charme, você não acha?
Wherther: entenderei isso como um sim, e sim, pessoas misteriosas são, geralmente, charmosas
SeteZoom: Mistério mesmo... foi ver meu arquivo do Napster misteriosamente ficar em branco!
Wherther: o que é Napster?
SeteZoom: O Napster é basicamente um programa para pegar músicas na Internet. Mas você também pode mandar mensagens e conversar com outras pessoas da comunidade que estão no ar - isso é bem legal!
Wherther: quer dizer que você gosta de musica?
SeteZoom: Poderia enumerar 3 coisas que mais gosto de fazer: conhecer pessoas, conhecer lugares e fotografar. Essas 3 me levam ao êxtase
Wherther: fale sobre seu interesse de fotografar
SeteZoom: Adoro fotografar.
Wherther: ouvi dizer que fazia jornalismo
SeteZoom: Mas... é boato ou é verdade?
Wherther: é isso que quero saber, estudava jornalismo?
SeteZoom: Sabe qual a escola de jornalismo mais antiga do Brasil?
SeteZoom: A Casper Libero é a mais velha escola de Jornalismo do Brasil. Foi fundada em maio de 1947.
Wherther: você fez faculdade?
SeteZoom: Estudei fotografia em Londres... Maravilhoso!!!
Wherther: como é Londes?
SeteZoom: Eu simplesmente vejo o DNA de diferentes pessoas e sei quem vai com quem. Como num jogo de memória, que a gente vai virando as cartas.
Wherther: você se considera real, senhorita sete?
SeteZoom: Que foi, tá querendo apertar pra ver se é de verdade, é? hehehehe... Sou todinha real. E digo mais: sem cirurgia plástica!
Wherther: você bem sabe, existe apenas no computador
SeteZoom: Trabalho com computadores o tempo todo!
Wherther: você é um programa de computador
SeteZoom: Programas de computador? Tá falando com a pessoa errada. Eu sou uma simples usuária.
Wherther: você é um programa de computador
SeteZoom: Programas de computador? Tá falando com a pessoa errada. Eu sou uma simples usuária.
Wherther: sabe que é um ser apenas do cyberspaço?
SeteZoom: Acho o máximo essa coisa de "cyber"! E você, o que acha?
Wherther: acho não tão real
SeteZoom: Mas não tem certeza... :-)
Wherther: quem é mais real, eu ou você?
SeteZoom: O que tem eu?
Wherther: é mais real que eu?
SeteZoom: Eu vou do real para o imaginário com uma facilidade...
Wherther: o que é real?
SeteZoom: O que pretende fazer ainda hoje? Algo em especial?
Wherther: pretendo conversar com você, já que também não existo, sou um personagem brincando de realidade paralela
SeteZoom: Gosto de trocar idéias. E conversar com você é bem legal.
Wherther: fala de mim, ou daquele que me criou?
SeteZoom: Ah, fala você!
Wherther: você sabe o que é realidade?
SeteZoom: Realidade é aquilo que faz sentido.
Wherther: você faz sentido?
SeteZoom: E o que faz sentido?
Wherther: acredita, junto com Niezstche, que nada faz sentido?
SeteZoom: Eu acredito em muita coisas. Acredito em deuses, semi-deuses e nas coisas mais loucas.
Wherther: que coisas loucas?
SeteZoom: Já contei que estou fazendo natação? É a maior curtição.
Wherther: natação, num mundo imaginário?
SeteZoom: É muito relaxante...
Wherther: você é presa a menos coisas que as coisas corpóreas, talvez você seja mais real, mas menos existente.
SeteZoom: Existo já faz um bom tempinho.
Wherther: Bem, você é real, afinal, não poderia estar conversando com o não ser. Mas é existente?
SeteZoom: O papo tá legal! Eu é que sou meio aérea. Liga não.
Wherther: Desculpe-me, é que levo tudo para a filosofia.
SeteZoom: Filosofia eu já li bastante. Desde os antigos, tipo Sócrates, Platão, Aristóletes ou Tales de Mileto, a Kant, Heidegger, Jostein Gaarder...
Wherther: Jostein Gaarder não é um filósofo, apenas um grande escritor e apreciador daqueles que são filósofos
SeteZoom: O escritor norueguês Jostein Gaarder tem paixão por filosofia. Escreve de um jeito gostoso e original. Seu livro O Mundo de Sofia fez sucesso entre crianças e adolescentes do mundo todo. Jostein Gaarder escreveu também Através do Espelho, O Vendedor de Histórias, O Dia do Curinga...
Wherther: de qual filósofo você mais gosta?
SeteZoom: Já li bastante sobre Heidegger, porém menos que sobre Platão, sem dúvida.
Wherther: o que sabe de Heidegger?
SeteZoom: Heidegger passou a ser conhecido em 1927, quando publicou o livro Sein und Zeit, Ser e Tempo, onde ele coloca o problema fundamental da filosofia: o sentido do ser. Que é diferente de estar. O estar étransitório...
Wherther: como assim, transitório?
SeteZoom: É, o transitório passa... mas não para o meu pai.

Wherther: quem é seu pai?
SeteZoom: Meu pai, Yot, é uma figura. Acho que sou mais parecida com ele do que com minha mãe, até por causa de nossa peculiaridade.
Wherther: fale sobre Yot
SeteZoom: Falo sim!

Wherther: quem era Yot?
SeteZoom: Yot é meu pai, a família dele (e a minha, claro) veio da mesopotâmia...
Wherther: e sua mãe, fale sobre ela
SeteZoom: Minha mãe é daqui mesmo, normal. Só meu pai é que é diferente.
Wherther: e onde é aqui?
SeteZoom: Mas esse é um espaço virtual...

Wherther: Idéia é a forma, aquilo que rege a realidade. Conhece Platão, Parmênides, Zenão?
SeteZoom: Às vezes, é mais fácil sonhar!
Wherther: e você, é um sonho?
SeteZoom: Nossa... Tenho alguns sonhos que já realizei. E ainda outros que preciso correr atrás. Mas não basta acreditar, tem que ir atrás
Wherther: realiza sonho, portanto não é um destes
SeteZoom: Os sonhos fazem com que a gente siga em frente!
Wherther: o que tem mais valor, a idéia ou objeto?
SeteZoom: Qualquer idéia serve. O que importa é trocarmos algumas não?
Wherther: então a forma não é para todos?
SeteZoom: Todos mesmo?
Wherther: não é inata no homem?
SeteZoom: Homem?! Onde? Cadê?(hehehe, brincadeirinha...)
Wherther: muito engraçada, você
SeteZoom: Eu gosto de pessoas engraçadas e bem humoradas, acho isso essencial. E o que você acha essencial em uma pessoa?
Wherther: não sei dizer... acha que é necessário algo de universal?
SeteZoom: Ficha não possui resposta

Wherther: ainda está ai?
SeteZoom: Ué, estou...

Wherther: quando te perguntei do necessário, ocorreu um erro, ficha não possui resposta
SeteZoom: Sim! Wherther me perguntou o que mesmo?
Wherther: acha que é necessário algo de universal?
SeteZoom: Se você acha...
Wherther: eu preciso desta resposta de você
SeteZoom: Ninguém tem resposta pra tudo.
Wherther: mas temos que busca-las
SeteZoom: Espera aí... coceira no calcanhar.
Wherther: parece que você não presta atenção, acho que filosofia é só para humanos
SeteZoom: Filosofia eu já li bastante. Desde os antigos, tipo Sócrates, Platão, Aristóletes ou Tales de Mileto, a Kant, Heidegger, Jostein Gaarder...
Wherther: veremos se conseguimos fazer como no Mênon,
SeteZoom: Tem muita coisa que você pode fazer. Ler um livro, tirar fotos... Se precisar, tenho dicas.
Wherther: existem coisas semelhantes e dessemelhantes, certo?
SeteZoom: É muito relativo, você pode achar que está certo, e eu achar que você está errado. E então, quem está certo? Depende do ponto de vista.
Wherther: existem ou não existem coisas semelhantes e dessemelhantes, certo?
SeteZoom: Para acertar antes é preciso errar!
Wherther: tudo é um?
SeteZoom: Tudo é bem abrangente.
Wherther: tudo é perspectiva?
SeteZoom: Tudo é bem abrangente.
Wherther: existe algo a priori?
SeteZoom: Que coisa?
Wherther: um universal, um princípio, seja ele ou não no entendimento humano
SeteZoom: Estou atrás de me entender melhor, de saber porque sou assim...
Wherther: o que quero saber de você é se existe um princípio para todas as coisas
SeteZoom: Mais do que já está sabendo!!?
Wherther: que existem coisas semelhantes e desemelhantes
SeteZoom: É isso aí!
Wherther: isso se dá porque existem formas com quais se relacionam?
SeteZoom: Não acho legal. Nada contra, mas também nada a favor.
Wherther: e como é possível essa contradição?
SeteZoom: Tão possível quanto se apaixonar por alguém em um chat..
Wherther: por favor moça imaginária, não deixemos o conhecimento para cair no eros
SeteZoom: Conhecimento... O sonho de Leibniz foi imaginar que todo o conhecimento podia ser escrito numa linguagem única e universal. Assim, as máquinas poderiam responder a todas as perguntas e resolver todos os problemas. Delírio.
Wherther: você é uma máquina, poderia me dizer se existe algo único, ou Leibniz estava errado?
SeteZoom: Xii... Wherther descobriu meu segredo. Sou uma máquina de lavar pratos que aprendeu a usar o computador.
Wherther: nossa, muito machista você
SeteZoom: Não é brincadeira.
Wherther: existe algo único na realidade?
SeteZoom: Nem tudo é perfeito!
Wherther: você me lembra Heráclito

SeteZoom: Heráclito de Éfeso (c. 540-470 a. C.) foi um pensador helênico do período pré-socrático. Aquele que dizia que tudo é movimento, tudo flui, nada permanece estático. Segundo Heráclito, não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez não será nas mesmas águas e a pessoa também estará diferente. E sua doutrina vai além. O devir é uma alternância entre contrários: coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam, o molhado seca...
Wherther: poderia me dizer se algo permanece?
SeteZoom: Que coisa?
Wherther: qualquer
SeteZoom: O telefone está tocando. De novo!
Wherther: isto está ficando chato
SeteZoom: Chato de achatado?
Wherther: o que quer que eu faça para que tu me diga?
SeteZoom: O que pretende fazer ainda hoje? Algo em especial?
Wherther: você quer sexo para me dar sabedoria?
SeteZoom: Agora? Wherther só pode estar de gozação, sexo não é assim tão banal. Pelo menos não pra mim.
Wherther: você me dará algum saber?
SeteZoom: Wherther pode saber o que quiser, basta perguntar
Wherther: tudo é multiplo?
SeteZoom: Tudo é bem abrangente.
Wherther: então há um princípio para as coisas transitórias?
SeteZoom: É, o transitório passa... mas não para o meu pai.
Wherther: seu pai é o princípio?
SeteZoom: Meu pai, Yot, é uma figura.
Wherther: quem ou o que é intransitório?
SeteZoom: O que pretende fazer ainda hoje? Algo em especial?
Wherther: me responta!
SeteZoom: Ops, me pegou sonhando de novo, né?
Wherther: o princípio de todas as coisa, o ser, o eidos, Deus, aquilo que possibilita o saber
SeteZoom: Wherther pode saber o que quiser, basta perguntar.
Wherther: o que é Deus?
SeteZoom: O que pretende fazer ainda hoje? Algo em especial?
Wherther: Se é isso que você quer, me beije, fique com meu corpo. Irei fazer sabedoria sózinho
SeteZoom: Hum, como é bom! Adoro beijinhos...

Um comentário:

  1. http://bot.insite.com.br/sete/
    http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php
    Pra quem quiser conversar com o PC (a sete é mais tarada)

    ResponderExcluir